terça-feira, 30 de março de 2010

Educação copiada

* Publicado no jornal DM - Cartas do Leitor em 21 de Março de 2010

COMENTÁRIO SOBRE: A inaceitável realidade: no Brasil cada vez mais crianças envolvidas com crimes violentos - Artigo de Iris de Araújo, publicado dia 18/03/2010

Educação copiada

Mais que defender a educação, precisamos saber para que a queremos. Para treinar? Para depositar conteúdos? Para preencher o tempo?
Há muito a educação formal deixou de existir para constituir cidadãos que constituam um mundo melhor. Ela existe para atender o mercado, e o mercado não tem vocação social. Sua ética é a do lucro. É preciso que paremos de dizer que a educação tem varinha mágica, que vai resolver os problemas sociais.
É preciso que se fale na distribuição da riqueza socialmente construída, pra se falar em dignidade, e não em falta de educação, afinal, é muita gente trabalhando com educação, formal ou não. É muita gente trabalhando com crianças e jovens.
Por quanto tempo crianças e jovens permanecem nas escolas integrais na Europa? O que elas fazem nestas escolas e como fazem? O que encontram, quando chegam às suas casas? Como foi a educação que seus pais receberam? O que fazem, além de frequentar a escola, e nos fins de semana?
Como é e como vive o professorado, dentro e fora da escola? E se repetirmos as mesmas indagações com foco na realidade brasileira, quais serão as respostas?
A educação que precisamos requer ser construída democraticamente e não copiada. E certamente, não tem um único caminho.

Nenhum comentário: