“Em toda sociedade civilizada existem necessariamente duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força de seus braços e a que vive da renda de suas propriedades, ou do produto de funções onde o trabalho de espírito prepondera sobre o trabalho manual. A primeira é a classe operária; a segunda é aquela que eu chamaria de classe erudita.
Os homens da classe operária têm desde cedo necessidade de trabalho dos seus filhos. Estas crianças precisam adquirir desde cedo conhecimento e, sobretudo o hábito e a tradição do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto, perder tempo nas escolas.
(...) Os filhos da classe erudita, ao contrário, podem dedicar-se a estudar durante muito tempo; têm muita coisa a aprender para alcançar o que se espera deles no futuro. Esses são fatos que não dependem da vontade humana; decorrem necessariamente da
Concluamos então, que em todo estado bem administrado e no qual se dá a devida atenção a educação dos cidadãos, deve haver dois sistemas completos de instrução que não têm nada em comum entre si ”.
Destutt de Tracy (1802)
Prost, Antoine. L’enseigmant en France de 1800 à
Da população economicamente Ativa (PEA) do Brasil:
18,4% começaram a trabalhar antes dos 09 anos de idade;
64,1% começaram a trabalhar antes dos 14 anos de idade;
84,2% começaram a trabalhar antes dos 17 anos de idade;
Menos de 20% da população tem menos de 11 anos de escolaridade
Mais de 1 milhão ( 1.006.422 ) de crianças de
Quase 3 milhões ( 2.817..889 ) de crianças de
Dados: Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílos ( PNAD ) – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)
Elaboração: Anuário dos Trabalhadores
DIEESE –www.dieese.org.br
Divulgação: IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas.
www.iiep.org.br
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