sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parabéns, Anápolis! Mas... E o novo aeroporto?

*Artigo publicado no jornal Diário da Manhã, em 30/06/11

Estando bem próxima de Brasília, nossa capital Federal e de Goiânia, a capital do Estado de Goiás, Anápolis está ligada ao Brasil de norte a sul, com a FNS, e de leste a oeste, chegando ao Porto de Santos através de um ramal da Ferrovia Centro Atlântica.
Anápolis conta com pista duplicada da BR-153, além da BR-060, da BR-414 e das rodovias estaduais GO-222 e GO-330.
Muito linda, além de profética e misteriosa, surgiu da parada de viajantes e tropeiros em sua região, nos idos de 1850 e estará certamente em festa no mês de julho, quando completa aniversário, marcada pela diversidade de pessoas, pelo contraste entre o luxo e o simples, o moderno e o antigo, pela riqueza do comércio e da cultura, pelo fluxo de idéias e a constante melhoria da infra-estrutura.
Com vocação natural para o comércio varejista e atacadista de secos e molhados, Anápolis é responsável pelo escoamento da produção agropecuária e mineral da região Centro-Oeste e suas indústrias farmacêuticas e automobilísticas a fazem a principal cidade industrial desta região. Possui universidades e faculdades, diversidade religiosa e é sede de importante base aérea da FAB.
Sua posição estratégica integra mercados, funcionando como entroncamento logístico entre Campinas e Uberlândia. É considerada, no país, a melhor cidade para construção de uma plataforma multimodal, que contará com centrais de inteligência logística em contato com todas as regiões brasileiras e com o mercado internacional para o recebimento, classificação, armazenamento e distribuição de mercadorias via transporte rodoviário, ferroviário e/ou aeroviário.
Prevista para se situar no local onde já funciona a Estação Aduaneira Interior (Porto Seco Centro-Oeste), nos fundos do DAIA, Distrito Agroindustrial de Anápolis, em área com um milhão de metros quadrados, esta plataforma movimentará cerca de 300 contêineres por dia e terá um aeroporto com uma pista de 3000 metros, em condições de receber aeronaves 747 e um milhão e meio de pessoas por ano, o que irá aliviar os aeroportos de Goiânia e Brasília.
O novo aeroporto de Anápolis poderá ser um grande hub aéreo nacional, com variedade de serviços como salas VIP, um centro comercial de grande porte, locais para alimentação, recreação, culto religioso, museu etc.
Em janeiro de 2009, o governo anterior anunciou, em café da manhã na Prefeitura de Anápolis, este parque de integração multimodal, com um entreposto aduaneiro da Zona Franca de Manaus – o que já estaria acertado com o governo do Amazonas e ainda, outras empresas interessadas nas concessões de uso de áreas para se estabelecerem, citando como exemplos, os correios, a JH manutenção de aeronaves, o Grupo Araguaia e a Agroprest.
A obra do aeroporto de Anápolis, que foi orçada em R$ 100 milhões, conta com 80% de verba da União, o que já está previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Grande expectativa foi gerada em torno do edital lançado em 2009, para a licitação da empresa que irá construir este aeroporto, que tinha início previsto em 2009 e conclusão em 2010, no entanto, nada mais se fala, sobre esta obra.

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