quinta-feira, 4 de março de 2010

A CABALA DA COMIDA - Nilton Bonder

• Obesidade # magro / gordo
leve / pesado
• Dieta não é regime
• Relação de poder com o mundo / espaço emocional: sentir e lidar com as emoções
• Dieta = padrão
• Dieta baseada em conhecimentos holísticos "obeso é todo aquele que se encontra insatisfeito em sua relação com os alimentos, seja a nível da saúde do plano físico, da sociabilidade, das emoções ou do espírito
• Exercitar / aperfeiçoar
• Receber: trocar: vida / universo circundante, inclusão na corrente ecológica
• Problemas de recebimento
• A cultura, a tecnologia e as relações sociais são os produtos de uma civilização em termos de continuidade e troca com o mundo a partir da energia transformada em consciência
• Entender-se Ser: em alimentação, quer dizer seguir uma dieta que inclua bom senso e conhecimento sobre alguma ciência - tradição
• Desequilíbrio na alimentação: pode causar obesidades inclusive do tipo moral, emocional e espiritual
• Saúde: interação constante, integrada e responsável com o universo
• Vida: capacidade que nos é inerente de encontrar prazer e significado nesta saúde
• 2 carneiros (chifre): terrível: " a intenção não é comer da comida do outro, e sim a de que o outro não tenha o que ele tem"
• Adonai: o alimento representa uma forma de expressão concreta de nossas trocas e se presta como símbolo destas variadas dimensões ou mundos da existência
• Mau recebimento: prejudica e influi carmicamente
• Grande pesadelo dos seres humanos: não servirem à verdadeira causa da vida, transformando suas existências naquilo que por definição não o são, ou seja, antivida
• A idéia de diferentes mundos que se sobrepõem e se sobrepõem e se interferem mutuamente é essencial na cabala, nos mistérios do recebimento
• Os segredos que advém desta consciência maior desta realidade e de como ela se desdobra em diferentes dimensões ou mundos, acaba sendo a arte de enxergar além e, no nosso caso específico, de alimentar-se além do que física e esteticamente este ato representa
• Nosso mais importante exercício será o de descobrir vitalidade ou anomalia através de nossas trocas alimentares, reconhecendo a forma como estas se desdobram nos diferentes mundos:
Físico / corpo; funcional / mente; da formação / sentimentos; da criação / espírito; emanações / conexão
• Três atitudes para com a comida: a ascética, a puritana e a de aceitação com gratidão
• Na aceitação com gratidão, o apetite físico é uma dádiva de Deus que, apesar de não ser o mais venerável objetivo humano, está longe de ser uma vergonha. Através deste, pode-se encontrar caminhos que levam ao sagrado
• A partir da configuração material do alimento se pode chegar à fonte das emanações, de onde realmente se origina sua energia como alimento
• " Os pensamentos dos seres humanos, quando se alimentam, deveriam estar vinculados a Deus mais do que em qualquer outro momento" - " E viram a Deus enquanto comiam e bebiam..."
• Reb Shloma nos diz que " muitos têm endereços, mas poucos têm verdadeiros lares". Para a maioria de nós, nossos corpos são meros endereços e poucos nos sentimos em casa com eles
• Emagrecer ou abandonar um vício, pode ser muito perigoso se esta mudança não vier acompanhada de um esforço para deter ou modificar aquilo que só não aflora graças a este pequeno truque de decodificação que transforma "energias" negativas em celulite, obesidade ou simplesmente tecido adiposo
• Nosso corpo é produto cumulativo de nossa história emocional e espiritual, das opções de vida que tomamos em razão de nossas disponibilidades emocionais e espirituais
• Na concepção judáica, a codificação da energia alimentar passa por muitos estágios, numa complexidade que em muito transcende a sobrevivência meramente física
• O alimento representa uma forma de expressão concreta de nossas trocas e se presta como símbolo de nossas variadas dimensões ou mundos da existência ( mundo físico, funcional, da formação, da criação, das emanações )
• A idéia de diferentes mundos que se sobrepõem e se interferem mutuamente é essencial na Cabala, nos mistérios do recebimento. Os segredos que advém desta consciência maior desta realidade e de como ela se desdobra em diferentes dimensões ou mundos acabam sendo a arte de enxergar além do que física e esteticamente este ato representa
• A palavra "demônio" em hebraico (Satan) tem sua raiz no verbo "bloquear ou impedir"
• A noção de batalha entre o sagrado e o profano que se realiza no momento da refeição deve ser compreendida literalmente
• A possibilidade de tirar deste ato cotidiano saúde em todos os planos, não só no físico, é tão real quanto a possibilidade de absorver doenças e anomalias (também em todos os planos)
• Diante da comida estamos perante um " recebimento"
• Alimentação: representa ou um reforço ou a quebra de um padrão
• Fim do exílio: retorno à própria casa, ao próprio ser, à própria natureza
• O exilado compreende onde se encontra o seu "centro", sente-se deslocado e alimenta esperanças constantes de retorno
• "muitos têm endereços, mas poucos têm verdadeiros lares"
• Patinho feio: não ideal, mas exílio
• Alma, intelecto e corpo são instrumentos humanos de recebimento
• Qualquer ato físico, especialmente a alimentação, pode acabar sendo uma disfunção provocada por um mal recebimento de uma mensagem decodificada erroneamente desde nossa alma
• Estamos dizendo: prefiro ser gordo...
• Uma boa dieta quer dizer, em última análise, auto-conhecimento, que significa penetrar nosso intelecto e revelar a nós mesmos as disfunções em nossa decodificação
• Nosso corpo é produto cumulativo de nossa história emocional e espiritual, das opções de vida que tomamos em razão de nossas disponibilidades
• Mudar este produto também é algo que se dá cumulativamente, mudá-lo repentinamente é um convite ao desequilíbrio - uma negação desta historicidade que somos nós mesmos
• ... Queremos perder peso, mas não estamos interessado em abandonar o exílio. Sabemos o que está por trás da obesidade e a aceitamos internamente
• O acrobata
• O primeiro a se fazer, é reconhecer o mau impulso; não existe meio impulso
• Para o adulto não quer dizer que tudo tenha que vir sempre do mesmo canal; não como o bebê com problemas, que vai ao seio...
• Meu tecido adiposo em excesso: não me dirigi à fonte certa
• Desengajar-se do impulso:
1º - Cabala (receber) - permitir-se viver o caminhar rumo à geladeira; desde a esperança que é a sensação de abrir uma nova porta lacrada pela sucção das "geléias", "queijos", "tortas"...
• Mal de Adão: pensar no futuro; não se preocupou com sua responsabilidade no momento
• Um regime se expressa em semanas, uma dieta se expressa no instante
• Vozes internas - colcha de retalhos; viver as experiências
• "ouça com todo o seu coração e não com a metade dele"
• controlar impulsos é como cair do cavalo
• qual é a pior coisa que uma inclinação negativa pode fazer? Fazer-nos esquecer de nossa grandeza, de que somos imagem e semelhança do criador
• perdemos a noção do ser que somos potencialmente e nos aceitamos menos do que na realidade somos
• uma das percepções mais difíceis em alimentação diz respeito ao fato de que os alimentos passarão a ser parte daqueles que os ingerem - "somos o que ingerimos"
• a consciência na ingestão deve existir tanto a nível teórico, que é aquele no qual entendemos e discernimos o universo da alimentação a partir de conhecimentos culturais e científicos, quanto no prático ou dia à dia, em que nos comprotemos com uma percepção existencial do nosso próprio corpo
• estas duas formas de consciência da relação entre alimentação e nosso corpo só são possíveis por meio de disciplina e treinamento
• brachá (benção)
• o dono do bar
• a kasrut (consciência da essência energética dos alimentos)
• a kasrut redefine obesidade e anomalia como qualquer situação em que não estejamos atentos ao grande fluxo da vida. Qualquer dieta que vise reordenar apenas um segmento do ciclo de recebimento, não só resulta ineficiente, como provavelmente complica mais ainda os problemas que nos fazem recorrer a ela e deixa de ser dieta
• a kasrut nos sugere o exame de todos os produtos alimentícios buscando determinar se evocam, tonificam ou fortificam o processo da vida
• "Le Chaim": Que seja para a vida!
• Kasher: adequado
• Aos que vivem preceitos alimentares certos alimentos passam a não representar uma possibilidade de serem transformados em "eu"
• Os rabinos alertam para toda e qualquer forma de desperdício como sendo oposta à idéia de pró-vida (kasher) - a saúde e a preservação estão diretamente ligadas à economia e administração da energia construtiva
• O cuidado com o corpo
• Eu/animal
• Saber valorizar estas trocas com a realidade, saber compreender prioridades e custos de cada uma destas transações, é o que nos localiza no tempo (nossa vida) e também no espaço (nosso corpo)
• "Se você se sente faminto ou sedento, espere um pouco - a possibilidade de dar-nos sempre uma Segunda chance de constatar se nosso corpo repete seu pedido acaba por revelar-se um eficaz e sincero diálogo com as necessidades do nosso corpo
• não coma depressa. Ao sentir fome, estabeleça um ritual de sentar e se possível, meditar sobre sua comida (os rabinos chamam isso de abençoá-la)
"Não considere o tempo que você gasta comendo ou dormindo como perdidos. A alma dentro de você descansa durante estes intervalos e eles lhe permitem renovar seu serviço sagrado com um novo entusiasmo"
• É apenas através do crescimento interno que aprendemos a moderar e equilibrar nosso interesse de comer muito e seus efeitos
• Shulchan Sruch: código de leis judáicas abordando todos os assuntos que dizem respeito ao cotidiano, para o indivíduo comum, não especialmente educado
• A "mesa posta" é a realidade em sua forma mais cruel, mais concreta
• Saber se portar ante ela
• O banquete é nosso! A atitude é que é errada - Le Chaim
• Provérbios, 21:23
• Através de nós o universo passa a ter de si mesmo
• Deuteronômio 11:13-17

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